Como construir um pirógrafo

Pirógrafo

O pirógrafo é a principal ferramenta para executar os trabalhos de pirografia. O que eu utilizo foi feito em casa a partir de materias de sucata. Utilizei uma caixa de fonte de computador e um transformador que rebobinado para produzir pouca voltagem, em torno de 5 volts e corrente acima de 5 amperes.
Transformador

Entre outras peças o Dimmer ou regulador de voltagem é indispensável para maior controle da queima.
Dimmer - Regulador de voltagem

 A ponta incadescente pode ser feita com um pedaço de madeira e terminais de cobre, retirados de uma tomada (macho);
Ponta incandescente

Veja no artigo como fazer um pirógrafo, usando componentes comuns, muitas vezes aproveitados de sucata. >>>

6 comentários:

Bruno Admin disse...

Poxa queria dar uma olhada nesse esquemapo dentro dessa carcaça de fonte de pc queira ver por dentro como fico montado ... abração

José Lobão disse...

Amigos! quero lembrar aos interessanos em construir um pirógrafo que tem um link http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/130 onde você encontra o esquema e as explicações de como construir o seu. Faça como eu, tenha coragem e meta a mão na massa.

Irmãos de Piçarras-SC disse...

Amigo, estou bem interessado em montar meu pirógrafo e seu artigo me incentivou bastante. Mas me diga uma coisa, além da fonte do pc vc usou mais um transformador? E que tipo seria? É que tentei apenas ligar na fonte do pc e não surtiu efeito. Obrigado pela ajuda.

José Lobão disse...

Amigos, o projeto de pirógrafo só usa a caixa e o ventilador da fonte do pc. Lembro que é necessário algum conhecimento de eletrônica e o esquema completo encontra-se neste link http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/130

Raimundo Jorge Vieira Lima disse...

gostei muito de seu projeto, já montei o meu porem fica muito incandescente e amolece a ponta, tentei fazer o transformador como vc postou mais não deu certo o que devo fazer? esse transformador está a venda? onde posso comprar?

José Lobão disse...

Olá Raimundo! O projeto não é de minha autoria. Apenas compartilhei e já fiz 02 e deu tudo certo. Acho que você não colocou o controle de temperatura ou não está sabendo regular o mesmo.